domingo, 11 de setembro de 2011

11 de setembro - agora rumo a paz - por maria cruz

11 DE SETEMBRO..AGORA RUMO A PAZ

Foi um dia pavoroso na história da humanidade, em que o mundo assistiu, ao vivo e em cores, derruir em chamas as torres-gêmeas do World Trade Center, em Nova York, com todas as pessoas que lá estavam em seu interior, em cenas apocalípticas, que lembraram um quadro dantesco pincelando o início do século 21.

Todos ficaram em estado de choque, enquanto as televisões exibiam exaustivamente as imagens dos aviões se chocando contra os edifícios, e o desabamento em meio aos gritos e ao horror nunca antes visto em toda a história. Algo inimaginável e indescritível de uma ação implacável de terroristas fundamentalistas, que mostraram do que são capazes em se tratando de radicalismo político.

Daí que o “11 de setembro”, dez anos depois suscita a reflexão de que de modo algum pela violência se chegará ao mundo melhor que desejamos, muito pelo contrário. A história tem mostrado que violência só gera violência. Por isso que precisamos aproveitar esta data para reforçar ainda mais o apelo pela cultura da paz, tão almejada por todos os homens e mulheres do bem das diversas partes do planeta. Nesse sentido, não devemos ficar céticos e deprimidos quando temos que rever tantas vezes as imagens da demolição do World Trade Center, que nos abala tão profundamente.

Mas a partir desta tragédia, defendermos de maneira mais convicta a necessidade de buscarmos a não-violência como alternativa para o mundo, a saída para tantos males, enfim, a solução que Gandhi propôs em seu tempo, e que se faz tão atual em nossos dias, necessitados de testemunhos que indicam o amor à vida e à humanidade, para além de todo radicalismo. Precisamos, portanto, retomar o fôlego e assumir a coragem de defender a vida e a paz, num mundo cada vez mais seduzido pelos apelos da violência. O que queremos é a paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário