sábado, 30 de julho de 2011

TUTOIA - CIDADE PRIVILEGIADA PELA NATUREZA

Netto Diniz
TUTÓIA COM MAIS DE 52 MIL HABITANTES (IBGE 2010), NOS ÚLTIMOS 10 ANOS TEVE UM CRESCIMENTO POPULACIONAL GRANDIOSO. É UMA CIDADE PRIVILEGIADA PELA NATUREZA, QUE DESENHOU UMA GEOGRAFIA INVEJÁVEL. TENS UMA ZONA RURAL ENORME, PROPICIA PARA GRANDES PLANTAÇÕES E NÃO MERAMENTE DE SUBSISTÊNCIA, IGUAIS AS ROÇAS DE NOSSOS AVÓS. A PESCA AINDA CONDUZIDA PELO MAIORIA DOS PESCADORES DE FORMA ARTESANAL, PODERIA SER REFERÊNCIA NA RENDA DE MUITOS, COM FRUTOS DO MAR ABUNDANTES E COBIÇADOS, COMO É O CASO DO CAMARÃO. TEM UM POTENCIAL TURÍSTICOS FABULOSO, SE ENCONTRA ENTRE O DELTA DAS AMÉRICAS E OS LENÇÓIS MARANHENSES, E MESMO COM TUDO ISSO, NUNCA FOI FEITO ALGO PARA DIVULGAR SUAS BELEZAS, DIGO DO TAMANHO QUE MERECE E NÃO O MÍNIMO. TEM TALENTOS EM DIVERSOS SEGMENTOS, UMA CULTURA FORTE E RICA, UMA RELIGIOSIDADE NOTÓRIA COM FESTEJOS TRADICIONAIS ESPALHADOS EM TODO O MUNICÍPIO DURANTE O ANO, UM VERDADEIRO CONJUNTO DE ENCANTOS E DONS. E NO CONTRASTE A TUDO ISSO, VEMOS POUCO OU NADA SER FEITO PARA TRANSFORMAR ESSES POTENCIAIS EM DESENVOLVIMENTO PARA O POVO, EM GERAÇÃO DE EMPREGOS, EM VALORIZAÇÃO DO COMÉRCIO. RUMOS NATURAIS QUE PODERIAM PROPORCIONAR AO POVO LIBERDADE FINANCEIRA E NÃO OS DEIXARIA TÃO REFÉM DE UM ÚNICO EMPREGADOR, A PREFEITURA. SE ESSES TRÊS SETORES, PESCA, AGRICULTURA E TURISMO FOSSEM REPLANEJADOS E TRABALHADOS COM APOIO TÉCNICO E PROJEÇÃO DE FUTURO, COM INVESTIMENTOS DIGNOS, TUTÓIA DARIA UM SALTO DE CRESCIMENTO CONSIDERÁVEL. AGORA COM OS ATUAIS POLÍTICOS QUE INSISTEM EM PASSAR UMA IMAGEM DE PASSIVIDADE, DESINTERESSE, DE QUE TUDO ESTÁ BOM, SERÁ MAIS FÁCIL UM CAMELO PASSAR NUM FUNDO DE UMA AGULHA DO QUE ESSA SITUAÇÃO MUDAR. SÓ PARA LEMBRAR SOMOS NÓS QUE VOTAMOS, 9+1 NÃO É MAIORIA. MUDANÇA JÁ (RENOVAÇÃO POLÍTICA), OU SILÊNCIO ABSOLUTO ( CONTINUAR OMISSOS E SEM ESPERANÇA)!
há 8 horas · Curtir (desfazer) · · Cancelar inscrição


Você e Chagas Neto curtiram isso..










Escreva um comentário...

..
.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

ACREDITE SE QUIZER POR - CHICO CANAVIEIRA....

ACREDITE SE QUISER...

“Causos” do arraial junino: junho/2011
Ultima noite do arraial junino de Tutóia: a banda interrompe a apresentação por volta das 3:00 hs da manha, sob a alegação de não podia prosseguir por conta do horário predeterminado pelo delegado da cidade.
Os shows das bandas tradicionalmente acontecem a partir das 23:00 hs com término (normalmente) para as 3:00 / 3:330 hs da manhã.

Nas viradas de ano em que a população se dirige à praia com o espirito de virar o ano e ver o sol raia no horizonte, as viradas de ano no governo Diringa Baquil, nos anos de 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011, as bandas encerraram sua apresentações deixando a multidão no meio da praia “a ver navios” às 3:00 hs da manhã...

Sabe-se que o Dr. Almir é uma autoridade ciosa da sua missão de nos permitir viver tranquilos em nossa cidade, missão esta cumprida em poucos dias que aqui chegou, sendo firme e utilizando o bom senso e sendo justo nas suas analises e decisões, e, se a coordenação do arraial justificasse para Dr. Almir os motivos por que o show teria que ser prorrogado, claro que nenhuma medida contrária aos interesses da população seria seguida pelo Delegado.

Por outro lado, o bom senso gritaria, até por que o Delegado estava viajando, Cabia ao prefeito municipal decidir naquele momento o que era melhor para a população. A outra coisa que também cabia a ele decidir era o contrato de prorrogação e o pagamento adicional... A banda não deu causa à prorrogação... Ela entraria às 23:00 hs com término às 03:00 da manhã... Qual foi o valor do contrato? Qual seria o valor da prorrogação?

Causos da Saúde: julho/2011
Meio dia no hospital municipal – Administração Diringa Baquil – Cardápio imposto pela prefeitura do filho do irmão do prefeito Diringa Baquil... “Frango Desfiado”... As pessoas provam e acham estranho o aspecto físico do “frango”... Uma pescadora acompanhante de um paciente identifica: trata-se se arraia desfiada... Por que a preocupação de não publicar o prato verdadeiro: “arraia desfiada” e sim “frangodesfiado”? Mero equivoco? O preço do frango é igual ao preço da arraia?

Causos do Turismo: julho/2011
Um turista após ter quebrado o seu carro na entrada da cidade, e que pretendia permanecer 7 dias em Tutóia, decidiu abortar suas férias retornando para Fortaleza renunciando inclusive à visita à praia do Caburé e a cidade de Barreirinhas... O turista entra em um salão de beleza da cidade desabafando e xingando o prefeito de Tutóia..: “se existia prefeito nesta cidade...” “se exista cidadãos e cidadãs na cidade...”. Um homem fazia o cabelo ou a barba numa das cadeiras do salão, Diante da revoltado turista, ficou calado por longos minutos... Como o turista protestava sem parar sobre o descaso da administração pública de Tutóia, o homem que se encontrava na cadeira, mencionou que as verbas eram muito poucas... O turista reagiu, responsabilizando o prefeito... Todos os presentes viam aquela cena inusitada com apreensão e ansiosos: o homem da cadeira, que não e apresentara como prefeito, era o próprio prefeito de Tutóia...

Causos da Colonia Z/17: 2002/2003
Fraude da Piracema – 1300 pescadores artesanais prejudicados – Presidente na época da Colônia Z/17 de Tutóia: Raimundo Nonato Abrão Baquil (Diringa Baquil)...

quinta-feira, 21 de julho de 2011

VOTO DE CABRESTO...

por Rosy Felix Castro Felix, quinta, 21 de julho de 2011 às 10:22
O VOTO DE CABRESTO....
´´Voto de cabresto´´, e o sistema do poder politico por meio do abuso da autoridade , da compra de votos ou da utilizaçao da maquina publica, o chamado coronelismo, mecanismo ainda recorrente nos mais pobres rincoes do pais.E a conhecida manipulaçao do voto expediente que acaba eternizando na politica local uma casta ou dinastia que dura anos, ate decadas, e convenhamos, isso ainda acontece em muitos municipios brasileiros.

sábado, 9 de julho de 2011

ATUAL POLITICA BRASILEIRA - POR NETO PIMENTEL

Neto Pimentel - ()
TAMANHO DA FONTE A- A+
ATUAL POLÍTICA BRASILEIRA. por Neto Pimentel
Não é caso de novela


Obs: Esse texto escrevi após o segundo turno das eleições de 2010, estava guardado em meus arquivos pessoais e agora resolvi publicar nesse site, pois ainda está atualizado a realidade brasileira, apenas fiz algumas adaptações para o ano em curso.

Política no real sentido da palavra, é a ciência do governo dos povos, a arte de dirigir as relações do estado, uma maneira hábil de agir, e concordo piamente, hábil eles são. A palavra ética nesses últimos anos permeia este cenário, e o que é triste, que literalmente só a palavra permeia, o seu sentido que deveria ser marca regular e respeitada, passa longe da maioria.

O povo é que vota e dá uma cadeira para eles, coitados são os últimos a serem lembrados lá no fundo da consciência desses tantos, isso quando são lembrados. É óbvio que não podemos generalizar, por aqui passaram ilustres homens públicos, deixando marcas nas "Páginas da vida" de muitos. Nos atuais poderes legislativo e executivo, vários se salvam, porém, verdade seja dita, tem uma cambada dos que querem exercer cargo público, que visam dentro de si, interesses próprios de chegar ao poder e se apossar dele, isso vi e vejo diante do meu nariz.

Atualmente o foco maior das notícias referentes a política nas revistas, jornais e telejornais, são os casos de corrupção, nepotismo, atos secretos, desvio de dinheiro e crimes contra o erário público, entre outros, que geram um verdadeiro "Ti, Ti, Ti" nos plenários e gabinetes. Os cidadãos de bem ficam indignados com tamanha falta de vergonha na face desses politiqueiros corruptos e imorais, que dão para os eleitores " O beijo do vampiro", pois só os usam para sugarem tudo o que puderem e o bem estar do povo é esquecido.

A cada dia que passa, falcatruas são desmacaradas, as leixam deixam brechas e dificilmente pune, que "Deus nos acuda!". Falta responsabilidade por parte de alguns governantes, há deputados e senadores que parecem "Cobras e lagartos", não se sabe qual o mais perigoso, traiçoeiro e peçonhento, e o pior são eles que decidem os rumos do país. Outro fator, é o jogo de interesse partidário, já virou uma "Torre de babel", onde o "Rei do gado" na maioria das vezes não é a presidente, e sim outros, conhecidos como caciques, uma minoria de "Insensato coração", eita turma de "Duas caras".

O brasil é enorme, rico, abençoado por belezas naturais, é líder numa diversidade de coisas boas, infelizmente um dos mais corruptos do mundo. Parece que o "Mapa da mina" está inserido na política, essa é a imagem que temos, que o reflexo de um político é "Da cor do pecado". O combate as desigualdades sociais são deixadas de lado pela carência de compromissos de quem está no poder e poderia fazer a diferença, e pra isso mudar, só esse sistema virando um "Porto dos milagres".

"Quatro por quatro" anos novas eleições acontecem, a lei da ficha limpa é a novidade, e a danada da lei "Uga Uga!" foi aprovada com duplas interpretações um tanto quanto conveniente. Os que se elegem fazem "A viagem" tão esperada graças a peça promordial, o eleitor, ao assumirem e durante o mandato podem tornar-se o "Pai herói" da "Pátria minha", ou persistirem para o caminho dos "Sete pecados" ("Pecado capital"), e se este último prevalecer, podemos dizer com os atecedentes que temos, que estava "Escrito nas estrelas".

No percurso eleitoral do ano passado, três candidatos concorreram com chances, minha "Tiêta" ficou pelo caminho, a defensora do verde da "Amazônia", do "Pantanal", da "Água viva" do "Araguaia". Restaram dois nomes preferidos por uma maioria, a "Rainha da sucata" defendida "Olho por olho" pelo seu fiel cabo eleitoral, o renomado "Que rei sou eu", e o "Roque santeiro" de São Paulo, "O clone" e herdeiro partidário de um ex-presidente. O povo pelo menos nas eleições é soberano e teve o papel de escolher entre a "Cara e coroa", "O cravo e a rosa".

Aconteceu um marco histórico, "A indomada", a coroa, a rosa, a primeira mulher presidente do Brasil foi eleita em "Esplendor" pela maioria que decidiu assim, pelos "Desejos de mulher", com a função de dirigir o país em abundantes escandâlos e com um de seus melhores momentos econômicos, tendo a carga de diminuir as corrupções e reger o contínuo progresso proválvel e esperado.

A "Terra nostra" Brasil não é ficção de novela, é uma vida real imensa, que borbulha gotas de desenvolvimento. Nesses meses de governo o povo ainda tem a "Esperança" que a honestidade possa "Renascer" e tome conta da maioria, que a nova "Senhora do destino" dos brasileiros tenha perspicácia nas suas decisões, agindo com sabedoria, maestria, evolução e harmonia, horrando a confiança depositada, para que esse povo tão sofrido possam "Viver a vida" com mais "Felicidade".


quinta-feira, 7 de julho de 2011

CAIS DE TUTOIA E FAROL DA EDUCAÇAO...


2 visualizações

cais de tutoia

CHEGANDO A PRAIA DO TABOAL- TUTOIA


2 visualizações

chegando!!!!!

POR DO SOL EM TUTOIA....

LAGOA NAS DUNAS DE TUTOIA

Pra divertir!
TUTOIÊS em versos
... um saborzinho do que vem no livro! Siga meu blog: profgabrielle.blogspot.com


Uma língua popular

MESQUISSÊ o Português,
Basta em Tutoia chegar
Pra aprender o TUTOIÊS.
INTONSE vamos em frente
Sem querer INGOLOBAR
Vocês sabem NEGRADA,
O que é ABUGIGAR?
ANDA AQUI é um chamado
Pra esperar, BARRA AÍ!
Deixa de LENGA-LENGA
Que eu RÔ BIM ALI!

(Só isso? IRBARRAÍ, rapaz! Inda tem mais!)

(...)Se AVEXAR é AFULEIMADO
E com raiva é IMPESTADO.
Não tá prestando, tá é PAIA!
Tô nem aí, TÔ NEM A MAIA!
Muito feio, é MURUFEIA
Minha velha é MIRRÉA
Envelheceu, tá BAQUEADO
Se tá RÉI, é ESCLEROSADO

(...)Outro dia é ISTURDIA.
FARREDIA me disseram
Que quem aborrece,
ARRELIA.
JOGAR NO MATO os BREGUEÇO,
Pra nunca mais ver.
Mandar pra BAIXA DA ÉGUA
É o melhor a fazer.
(...)CAMBIRIMBA é oposição.
Pra num ficar desempregado,
MARMIÓ é ficar calado,
Nas POLÍTICA e nas eleição.
Quem dá um soco, dá BUFETE.
Pra brigar, é só TRISCAR.
TATESTE! A hora é esta
Em Tutoia, todo ENGODO
vira festa.
(...)

Se disser ONTE é ontem,
E ANTONTE é anteontem,
OREVEJA, NUM FAR MODE!
O que é TRESONTONTE?
Perna torta é CAMBOTA
CUNHÃ feia é CATIROBA
MARMININO! Eu num aguento,
CABÔCO chato é ENFARENTO.
A HORA DO BAIGUE chegou!
Tem PUACA e tem MANEMA
RAI TIMBORA que eu não dou,
ESPIÃO da MULENGA!
(Cadê o resto, rapaz? BARRA AÍ, que inda tem mais!)
(...)
Pra fazer o TUTOIÊS,
Já passa de um mês!
MAIS CUM PÔCA eu termino
Com ajuda de vocês!
Isso aqui num é tudo
Nóis num é DISINSUFRIDO
Pra que ficar bicudo?
Daqui a pouco vem o livro!


(Tá querendo mais? SOSTÔ É TU! Espera o livro, rapaz!)

segunda-feira, 4 de julho de 2011

ORIGEM DO NOME TUTOIA.....

Tutoia é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população estimada em 2010 pelo IBGE foi de 52.711 habitantes.
Localizada na microregião do Baixo Parnaíba, composta por praias, mangues, dunas, lagos e rios.

História

As primeiras tentativas de exploração da costa do nordeste maranhense, encravada ali no delta parnaibano, procederam às colonização desde os idos de 1.571, quando Nicolau Resende e seus companheiros promoveram as primeiras jornadas exploradas à aludida costa. Esta informação se insere na narrativa de Gabriel Soares, escritor da época, e citado por F. Pereira da Costa, que alude ao "Rio do Meio" como sendo o braço do Parnaíba que deságua entre as ilhas dos Poldros e das Canárias, formando atual "Barra do Meio", e, referindo-se, assim, à "Baía do Ano Bom", como sendo a "Barra de Tutóia".

Origens prováveis do nome Tutoia

A Respeito deste tema, temos que considerar as múltiplas versões existentes, por sinal, controversas, pitorescas, lendárias e poéticas.
A primeira delas, sustentada pelo historiador Ludwing Schwenhagen, indica que Tutoia é uma corruptela de "Tróia, a célebre cidade grega da Ásia Menor, tornada famosa pela beleza de Helena, que provocou a guerra cantada em versos por Homero, mais de 1.000 anos A.C. Inclusive, o citado cronista afirma que foram os fenícios os autores desta denominação, quando surgiram por essas bandas, no século XII A.C., para virem buscar salitre que serviria ao embalsamento de suas mumias (?). Conjetura ainda ele que, estes legendários navegantes fundaram ali, na costa maranhense, a fim de dominar a foz do rio, uma colônia com o nome de "Turtoia", pelo que explica que "Tur" era a rica cidade e metrópole da grande navegação e Tróia, era a histórica vencida cujo nome trouxe a grinalda imortal da glória". E continua Ludwing: "O costume de cortar o r é muito antigo e usado também no tempo moderno, na língua portuguesa. É provável que os tupis pronunciassem Turtróia ou Turtóia, ainda no tempo da chegada dos portugueses, os quais cortaram o r".